Conheça Austin, a capital do Texas... você não vai se arrepender!
- Silvio Almeida
- Jul 1, 2016
- 6 min read

É fato, a maioria dos brasileiros que já encontramos por esse mundo afora, quando conversamos sobre o Texas, eles acreditam que a capital é Houston e Dallas, duas das maiores cidades do Texas. Mas quase todos se supreendem ao saber que nenhuma das duas é a capital do Estado. A capital é a cidade de Austin (se pronuncia - Oustin), a cidade mais "cool" do Texas e também conhecida como a capital mundial da música(a gente conta mais abaixo o porque desse título).

Além de ser a capital do Texas, Austin é uma cidade universitária, sede da Universidade do Texas, onde fica o campus que abriga 50 mil alunos em cursos de graduação e pós-graduação. É um dos maiores campus universitários do país. Austin é a cidade mais progressista do estado, vota diferente do resto das cidades texanas, foi a primeira a ter um programa de reciclagem, não permite o fumo em nenhum local público, tem um forte movimento de comércio e cultura local, chamado Keep Austin Weird (algo como Mantenha Austin Estranha). Tem uma cena artística e musical fortíssima, e atraiu um monte de empresas de tecnologia que abriram operações aqui (AMD, Apple, IBM, Dell, Facebook, Blizzard, só pra falar de algumas). O famoso mercado Whole Foods espalhado pelos EUA foi criado e tem a sua sede em Austin.

É a quarta cidade mais populosa do estado e a 13a nos EUA. É uma cidade que pratica esportes em massa, o ciclismo aqui é fortíssimo (o Lance Armstrong mora aqui), triatletas e eventos esportivos acontecem o ano todo. Eventos de música gigantescos como o South by Southwest e o Austin City Limits atraem legiões de bandas e fãs de música para cidade anualmente (em março e setembro respectivamente). É uma das cidades que mais cresce nos EUA (foi a terceira cidade em crescimento no país entre 2000-2006!), foi eleita e ficou nos top 10 várias vezes de melhor cidade para morar no país, e foi a cidade número 1 a “sair da crise” de acordo com alguns relatórios internacionais. Quem gosta de Fórmula 1 vai ouvir falar mais da cidade, porque um dos grandes prêmios do circuito vai acontecer aqui. Os texanos tradicionais conservadores acham os austinites moderninhos demais, esquisitos demais kkkk.

Clima: Pra quem se animou de fazer uma visita à capital esquisita do Texas, é bom prestar atenção no clima que vai de friozinho suportável no inverno ao quente-forno-sauna do verão. No inverno a temperatura dificilmente chega a zero, quase nunca neva (e quando neva é uma piada), e dependendo do ano você pode estar de bermuda e camiseta lá fora fazendo um churrasquinho. Mas de um modo geral faz um friozinho, temperatura entre 5-15 graus, nada assustador. Primavera e outono são as melhores épocas em termos de temperatura, o outono é melhor porque não tem as tempestades que podem ocorrer na primavera. O verão é um calorão de rachar, temperaturas diariamente acima de 38 graus, chegando a 42 graus. Pontos turísticos de Austin/Downtown: Agora que você sabe um pouco mais sobre a cidade, você pode estar se perguntando o que tem de interessante para fazer em Austin. Vamos lá:

– o Capitólio do Texas: é mais alto do que o Capitólio Federal em Washington DC, fica em downtown na Congress Avenue. É lindo, você pode entrar, e tem jardins também muito bonitos. As crianças adoram correr no gramado por lá. Como é a sede do governo do estado, tudo quanto é manifestação ocorre no capitólio, então é comum você ver algum protesto acontecendo. A visita é grátis.

– o Zilker Park: é o maior parque de downtown, abriga o Jardim Botânico e a piscina natural Barton Springs, que é formada por uma nascente e tem a água geladíssima. Tem um bom playground para as crianças com um passeio de trenzinho pago à parte. Muitos festivais acontecem no Zilker, como o de pipas e o Austin City Limits, festival de música que atrai 70 mil pessoas por dia em setembro. Você pode também alugar canoas e caiaques pra passear no rio Colorado que corta o centro da cidade. A visita ao parque é grátis, mas o Jardim Botânico e Barton Springs são pagos à parte, e o estacionamento é pago (mas baratinho).

– Hike and Bike Trail / Boardwalk: é uma trilha para caminhada e bicicletas à beira do rio Colorado. É uma trilha bem bonita, bastante arborizada, com belas vistas do skyline da cidade. Ótimo lugar pra um passeio! Grátis.

– 6 Street: a rua mais badalada de Austin, onde ficam os bares de música ao vivo que tem shows todas as noites, de tudo quanto é tipo de música. Gente de todas as idades passa a noite de bar em bar bebendo e ouvindo as bandas tentando sua sorte. Cada bar determina seu preço, alguns cobram entrada, outros não. Duas vezes por ano a rua é fechada para o Pecan Street Festival, com muitas barraquinhas de comida, shows de música ao vivo, e artesanato local. Fica lotado.

– Morcegos de Austin: uma cidade com fama de esquisita tinha que ter uma atração estranha, certo? Uma colônia de mais de um milhão e meio de morcegos vive embaixo da Congress Bridge, que é a ponte que liga a Congress Ave de norte a sul. Todos os dias de abril a outubro (com o pico no mês de agosto) os morcegos saem para se alimentar ao anoitecer, e essa revoada é uma verdadeira nuvem de morcegos. Você pode apreciar a saída dos morcegos de cima da ponte, das margens do rio, de um Bat Cruise (cruzeiro no Lady Bird Lake pra ver os morcegos!) e de alguns restaurantes ali perto (mas o melhor lugar é o gramado chamado “observatório”, na margem sul). Nem sempre os morcegos saem, nós tivemos que ir quatro vezes pra finalmente conseguir vê-los (mas conheço gente que viu de primeira). Você pode ligar para a Bat Hotline pra saber as previsões de horário 512-416-5700 ext. 3636 (viu como o negócio é organizado!). Grátis, a não ser que você decida ir no passeio de barco.

– SoCo: abreviação de South Congress, é uma área ao sul do rio Colorado ao redor da rua de mesmo nome que foi recentemente revitalizada e virou point, com muitas lojinhas cool e bons restaurantes. Os hotéis pequenininhos e charmosos agora são disputadíssimos.

– campus da Universidade do Texas: no coração da cidade, norte do Capitólio, você pode passear por um dos maiores campus universitários dos EUA, e ver a torre principal iluminada com luz laranja, a cor da universidade, em dias de jogo do time de futebol americano da universidade, os Longhorns.
– Austin também é famosa pelos seus Grafites, e durante nossa viagem nós conseguimos visitar todos os mais famosos. O passeio para ver os murais é bem legal. E o mais engraçado é que cada um deles é conhecido pelo próprio nome, por ex. “I love you so much”, “Hi, how are you?”, “my butter half” e o "Graffiti Park" (o maior de todos, e tem uma subida ingrime pra você chegar no topo, mas vale a pena e é super rápida a subida)… No dia que fomos tirar foto no “I love you so much” e tinha uma fila com umas 10 pessoas esperando pra tirar foto. Justo aquele que provavelmente é o mais simples e comum…ehehe
– Mount Bonnell: com um pouco mais de 200 metros de altura, é o ponto culminante dessa cidade plana. A vista lá de cima é bonita, principalmente do rio, mas pra ver o skyline da cidade tem que fazer um malabarismo e subir numas muretas, pular uma grade e tal. Estava bem largado quando visitamos há alguns anos, com lixo no chão, grades quebradas, não achei muito legal e não costumo recomendar. Vá por sua conta e risco, se estiver com muita vontade de ver a cidade de cima.

– Food tour: se você gosta de comer bem e descobrir ótimos restaurantes nos lugares que visita, faça um food tour em Austin. Tem vários tipos de restaurantes, de comida texana à italiana, francesa, americana...e você pode ir comendo um pouquinho em cada lugar. O tour pode ser a pé em downtown, de bike ou de carro, indo a food trucks ou a restaurantes, ou uma combinação dos dois. Nós fomos em SoCo e lá escolhemos alguns bistros para provarmos, uma delícia. Super recomendado!
Fora de downtown:
– Hamilton Pool: é uma reserva florestal com uma gruta, cachoeira e lago lindos. Fica 30 milhas (48km) oeste da cidade, e é um passeio muito bonito. No verão fica bem cheio e tem um limite de pessoas que eles deixam entrar, então é bom chegar bem cedo ou no finalzinho do dia.
- OASIS complexo turístico é um restaurante absolutamente kitsch imenso no topo de uma colina com a vista do Lago Travis, o maior dos lagos-reservatórios da cidade. É o melhor lugar pra ver o pôr-do-sol em Austin, disparado. A comida é tex-mex (não é das melhores, mas a vista, a energia do lugar e os drinks fazem valer a pena). São 5 andares, com bar, restaurante e uma cervejaria (que não costuma ficar tão lotada quanto o restaurante e é muito legal). O local fica super cheio na hora do pôr-do-sol, claro, mas como o lugar é enorme você vai conseguir uma mesa; claro que quanto mais tarde você chegar, pior vai ser a localização da sua mesa e o tempo de espera.
#austin #conhecendoaustin #texas #visitandoaustin #capitaldotexas #brasileirosemaustin #citytouraustin #brasileirosemdallas #brasileirosmorandoemdallas #brasileirosmorandoemaustin #viajandoparaaustin #casalviajando #brasileirosmorandonotexas #brasileirosnosestadosunidos #morandonosestadosunidos #brasileirosmorandoemMiami #morandoemdallas #brasileirosmorandonosestadosunidos
Comentarios